segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Levei Major, e agora?



Oi pessoal, tudo bom? Esse post contém recomendações para quem precisa corrigir um manuscrito para o qual foi sugerido Major Review, ou o atual “Não podemos aceitar seu manuscrito do jeito que ele está, mas podemos reconsiderar talvez uma versão revisada que acate tudo o que foi sugerido pela revisão”:
  • Antes de começar a mexer no manuscrito revisado, leia uma vez o review e vá fazer outras coisas. Deixe passar pelo menos um dia e leia novamente. Você estará menos afobado e indignado e sentirá que o que eles pediram na verdade faz sentido e que não é tão impossível/chato de se fazer. Caso seja de fato, pense que “o que não tem remédio, remediado está”.
  • Não se abale com a sensação brochante de ler as críticas e um reject. Como diria meu antigo orientador, “para 749 nãos que eu recebo vem um sim”! Para quem é pós-graduando, lembre-se que você é ALUNO, e levar reject faz parte do caminho do aluno. Quase ninguém sai do mestrado publicando de primeira.
  • Responda ponto a ponto por ordem para não se perder.
  • Seu inglês é ruim? Escreva a carta resposta em português. Às vezes pode ser fácil argumentar na sua língua nativa, pelo menos nas primeiras vezes.
  • Não tenha medo de argumentar com os revisores, mas justifique bem suas argumentações. Na maior parte das vezes os revisores nos testam para tirar o máximo de informação sobre como conduzimos os trabalhos. Isso é um teste de qualidade para averiguar o rigor do trabalho.
  • Não fique tentando adivinhar quem é o revisor. Ouço pessoas que levam reviews cheios de críticas às vezes até com discurso de ódio ao revisor (revisor **zão!). Isso não é legal e faz você achar que o revisor tem um problema pessoal contigo, tirando o foco do que importa, que é seu trabalho. Pode ser melhor encarar as críticas do revisor como construtivas, ainda que muito duras. Achar que você é vítima da revisão é improdutivo e pode alimentar uma postura de mimimi que não é favorável no meio profissional.
  • Nunca menospreze as referências bibliográficas. Eu sei, pode ser chato pra caramba fazer ou conferir referências na mão. Eu particularmente odeio. Mas confira muito bem. Confira mesmo se você usar Mendeley. Confira elas mesmo quando estiver na fase de proof. Confira!
  • Por fim, após terminar a revisão, você enviará o manuscrito revisado para seus pares. Aí eles vão mexer (talvez) na sua revisão contribuindo para fechar logo essa fase. Aí você receberá as versões deles e aceitará ou não as alterações. Depois você lerá de novo o manuscrito e, cansado, perceberá que acha que está bom para ser re-submetido. Seu dedo coçará para entrar no site da revista e re-submeter. NÃO FAÇA ISSO se você estiver pensando consigo mesmo no momento “Não aguento mais olhar para esse manuscrito”. Caso você pense assim, salve, deixe o manuscrito guardadinho no seu computador e backup e vá fazer outra coisa. Deixe ele pelo menos 24h de molho. Depois que você estiver com sua paciência restaurada, abra, leia a revisão novamente, altere algum possível erro que passou despercebido (pois você não aguentava mais olhar para aquele negócio) e, aí sim, re-submeta!!!



E você? 

Tem alguma dica que deixa a revisão de um major mais suave?

Comenta aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgação Científica é preciso

Oi pessoal, Como está essa correria?  Esses dias saiu um post muito bom sobre como e por que escrever um press release no  Sobr...